quinta-feira, 15 de abril de 2010

Orientações para o banner

Instruções gerais para confecção de BANNER




CONCEITO

- O banner é um tipo de trabalho científico que objetiva, de forma clara e sucinta, apresentar os resultados de uma pesquisa original completa ou seus resultados parciais.



FUNÇÕES

- Traduzir os conceitos, informações e dados mais relevantes de uma pesquisa concluída ou em andamento;

- Indicar o que seja a pesquisa, quem a faz, orientado por quem, auxiliado ou patrocinado por quem, como contatá-lo, etc;

- Apresentar as relações identificadas nos diferentes tópicos da pesquisa e de seu processo;

- Apresentar o pesquisador, de maneira direta (através da clareza de exposição, lucidez da pesquisa, concisão e coesão da argumentação): ele diz o que faz, quem está falando; e também de modo indireto, diz a capacidade de criação e elaboração formal do autor, ele diz de quem faz.


ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM BANNER


• ITENS PRELIMINARES

- Introdução – Apresenta uma visão geral do trabalho

• - Objetivo – Expõe a finalidade do trabalho

• ARGUMENTAÇÃO

- Material e método – Apresenta os procedimentos e análise dos dados

- Resultados e discussão – Confirma ou refuta os objetivos do trabalho

- Conclusão

ITENS COMPLEMENTARES

- Referências bibliográficas

FORMATO, MARGEM E ORIENTAÇÕES GERAIS


- O banner deve apresentar ao alto, em destaque, os seguintes itens: Título do trabalho (maiúsculas, fonte próximo a 70), nome do aluno.
- No rodapé do Pôster deve constar a logomarca do evento/instituição.

- Deve ser redigido na forma redacional em duas colunas. Destacar em maiúsculas e negrito os elementos: INTRODUÇAO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (fonte próxima a 40). As referências bibliográficas podem estar em fonte menor (próxima a 30).
- O tamanho do Pôster é de: 1,20m de altura com 90 cm de largura.
- O texto do Pôster deve ser legível a uma distância de, pelo menos, um metro.
- Utilizar quando possível o mínimo de texto e o máximo de figuras, tabelas, quadros possíveis para ilustrar.
- Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas.
- Utilizar todos os recursos disponíveis para o banner despertar o interesse do público.


REFERÊNCIAS


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas de documentação. Rio de Janeiro : ABNT.



ANDRADE, I. B.; LIMA, M. C. M. Manual para elaboração e apresentação de trabalhos científicos: Pôster. Faculdade de Medicina de Campos; Campos dos Goytacazes, 2006.




                            MODELO

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO DO PACIENTE CIRÚRGICO

Nome do Aluno¹


INTRODUÇÃO



Dentro da Unidade de Cirurgia deparamos com situações diversas. O paciente ao entrar em contato com a possibilidade de cirurgia sente sua vida “ameaçada”. Isto promove algumas reações tais como negação, ansiedade e expectativa. Devido a importância destes fatores e as alterações que os mesmo provocam o objetivo desta pesquisa foi o de avaliar a contribuição do acompanhamento psicológico aos pacientes cirúrgicos.



MATERIAL E MÉTODO

 execução do trabalho seguimos as seguintes etapas: Avaliação psicológica, identificação de mecanismo de defesa, fornecimento de dados de realidade frente a internação e própria cirurgia e acompanhamento psicoterápico ao paciente e a família. Foram acompanhados 12 pacientes no Hospital Escola Álvaro Alvim em Campos dos Goytacazes, RJ durante o 2º semestre 2005 após assinatura do termo de Consentimento Informado pelo paciente e aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FMC.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

O acompanhamento psicológico propicia ao paciente expressar suas angústias, inseguranças e expectativas em relação à cirurgia que apresenta uma recuperação mais adequada e acompanhada de menos sofrimento (Tabela 3). Os benefícios com o acompanhamento psicológico também se estende aos familiares do paciente. O psicólogo fazendo parte da equipe multidisciplinar contribui com sua técnica e conhecimento facilitando um melhor relacionamento e interação entre paciente e equipe.


CONCLUSÃO
O acompanhamento psicológico só vem beneficiar tanto o paciente como os familiares e equipe, favorecendo uma boa recuperação, aceitação e adaptação à nova realidade.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


FULANO, CU. A psicologia. Niterói: UFF, 2004.

CICRANO, MT. Pacientes em cirurgia. São Paulo: Atheneu, 2005.




Profª Cleonice